sexta-feira, outubro 20, 2006

Lembram-se dele? - Delmino Pereira

DELMINO PEREIRA

Delmino Albano Magalhães Pereira nasceu em 23/08/1967, na freguesia de Campeã, concelho de Vila Real.
Iniciou a carreira de ciclista em 1984, tendo-se retirado em 2001.
Foi campeão regional da Associação de Ciclismo de Vila Real por 3 vezes, tendo ganho muitas provas como amador, das quais de destacam o Grande Prémio de Vila Flor, a Prova de Abertura da A. C. Porto, os circuitos do Juncal e de Arrabães, o Prémio Correio da Manhã e o Prémio da Montanha na Volta à C.E.E..
A partir de 1989 passou a profissional, tendo obtido 54 vitórias. Foi campeão Nacional de Estrada e Campeão Nacional de Contra-Relogio por Equipas. Ganhou muitas outras provas das quais se destacam: o Grande Prémio do Minho, O Grande Prémio de Gondomar (onde ganhou também o Prémio da Montanha, os Pontos e o Combinado), o Grande Prémio RDP 60 anos, o Grande Prémio Abimota, o Grande Prémio Internacional de Torres Vedras, o Circuito de Nafarros e a Volta a Trás-os-Montes.
Ganhou 2 Voltas a Portugal do Futuro, obtendo ainda um 2º lugar. Na Volta a Portugal ganhou um prólogo, vestiu 3 vezes a camisola amarela, ganhou um Prémio da Juventude e um Prémio Combinado, tendo obtido um 3º, um 5º, um 8º e um 9º lugares na geral.
Internacionalmente correu diversas provas, tendo sido Vencedor do Prémio da Montanha no Tour de L’Oise (França), 6º e 9º no Route du Sud, 7º no Tour du Vaucluse (onde ganhou a 1ª etapa), 19º no Paris/Camembert, 35º na Volta a Espanha, 27º na Volta ao Luxemburgo.
Manteve-se ligado ao ciclismo, sendo director da F.P.C. desde 2004. Entre outras distinções, recebeu o Troféu Super Prestígio, o Troféu Roda de Ouro, o Troféu Pantera Atleta Alto Rendimento 2000, (Boavista F.C.) e a Medalha de Mérito Desportivo da C.M. Vila Real.
É um dos homenageados no próximo dia 4 de Novembro no Mosteiro de Alcobaça.